- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma tipologia, a casa geminada é muitas vezes percebida como um gêmeo siamês, conjugada a simetria da outra parte através de uma única parede. O desejo de desafiar tal noção impulsiona o partido desta casa unifamiliar. Ao separar e puxar o principal bloco de construção distante da parede, uma casa geminada se liberta.
Não o faz apenas formalmente e esteticamente como também cria uma fissura de três metros que permite a entrada de luz em seus interiores.
O acesso da casa ocorre por essa fissura, por um volume de pé-direito duplo com iluminação zenital. A luz reflete nos tijolos ricamente texturizados, lançando sombras que variam em forma e intensidade ao longo do tempo. A luz leva até a escada para o segundo andar. Até agora, a fissura se manifesta como um reino de encontro para a família.
O espaço naturalmente arejado possui em ambas as extremidades áreas verdes. As janelas recuadas e persianas operáveis protegem os interiores se necessário.
Aqui reside a beleza da casa: um espaço que é ao mesmo tempo abrigado e ligado ao seu ambiente. Este é o simples prazer de viver tropicalmente.